Viroses caninas no verão

Saúde

As altas temperaturas e o aumento no fluxo de pessoas nas praias durante o verão favorecem o surgimento de viroses que podem afetar tanto humanos quanto animais de estimação, causando até sintomas semelhantes, segundo a veterinária e professora do CEUB, Fabiana Volkweis.
Os cães podem desenvolver viroses em qualquer estação, especialmente se não vacinados e expostos aos vírus. Por isso, antes de viajar, garanta que o protocolo vacinal do animal esteja atualizado. Outro alerta da veterinária é sobre mudanças na dieta durante as férias, advertindo que os tutores jamais ofereçam carnes gordurosas de churrasco, alimentos temperados ou chocolates, pois podem causar problemas gastrointestinais. 
A qualidade da água e da comida também exigem cuidado redobrado. A má refrigeração favorece o crescimento de bactérias, o que pode causar intoxicação alimentar nos pets. Volkweis indica trocar a água várias vezes ao dia e evitar que o cão beba água do mar, devido ao excesso de sal e possível desidratação. 
Além das viroses, dra. Fabiana reforça que o aumento de mosquitos, como pernilongos e borrachudos, também traz riscos aos pets, que podem contrair doenças transmitidas por eles, como leishmaniose e dirofilariose. Como proteção, coleiras específicas ajudam a repelir insetos, medicamentos tópicos e repelentes específicos.

COMPARTILHE: