Setembro Verde

Saúde

Iniciamos o mês de conscientização e incentivo para a doação de órgãos - o SETEMBRO VERDE. Com a campanha “Doe órgãos: uma atitude muda tudo”, a Secretaria da Saúde (Sesa) visa promover debates sobre a importância da população declarar para a família a vontade de ser doador, já que, no Brasil, a doação de órgãos só é feita após a autorização familiar.
No Espírito Santo, são realizados transplantes de coração, fígado, rim, córnea/esclera, medula óssea autólogo e medula óssea aparentado e não aparentado. De janeiro a julho deste ano, o Estado fez 332 transplantes de órgãos sólidos, tecidos e medula. No mesmo período, foram realizadas 104 entrevistas familiares para doação de órgãos, com 53% de aceitação, isto é, com o “sim” da família, e 38% de recusa.
Até a última quarta-feira (28), 2.500 capixabas aguardavam por um órgão no Estado, sendo 1.176 para rim, 1.279 para córnea, 43 para fígado e dois à espera de um coração. Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, "fazer com que a família saiba sobre o desejo de doar do parente falecido norteiam positivamente para que ela atenda a esse desejo”.
No Espírito Santo, a Lei Estadual 10.374/2015 determina o mês de setembro como o “Mês de Conscientização Sobre a Doação de Órgãos ‘Setembro Verde’”. E 27 de setembro é o “Dia Nacional da Doação de Órgãos”. Já a escolha da cor verde para representar a campanha se dá por estar associada à saúde, esperança, renovação e vida. Mais informações, acesse https://saude.es.gov.br/transplantes. A programação completa do “Setembro Verde” está disponível neste link aqui.

COMPARTILHE: